O "Fenômeno" parece ter marcado mais um gol de placa, assim como o depto. de marketing do Corinthians. Desde a contratação de Ronaldo pelo time paulista, não se fala mais no São Paulo hexacampeão do Brasileirão, nem no "caso Tardelli".
Do mesmo modo que fez o Milan ao contratar o jogador, a loja oficial do Corinthians já comercializava camisetas nas cores branca, preta e roxa com o nome de Ronaldo antes mesmo do anúncio oficial. A expectativa de resultados é grande e não dúvido que o Corinthians lucre muito com essa história. Para completar essa dita "jogada de mestre", o clube paulista está preparando a criação da marca "Natal Fenomenal", para impulsionar ainda mais a venda de produtos do time.
O marketing corintiano está realmente abrindo um caminho interessante para os clubes do Brasil. A camisa com fotos, o uniforme roxo, a nova forma de compra de ingressos e agora a vinda Ronaldo são avanços que deixaram os outros times momentaneamente para trás. Torço para que o futebol brasileiro acorde para os benefícios que um bom trabalho estratégico de marketing pode trazer. Eles só precisam enxergar que o marketing é um meio, e não o fim.
Veremos, nos próximos capítulos, em qual das 2 situações este episódio se encaixa.
Um abraço do Granado.
0 comentários:
Postar um comentário