Rss Feed

das Europa #1: Smart Choice

Esse poderia ser um post só sobre o Smart, pela maneira impressionante com que ele conquistou a Europa. Mas olhando para o sucesso dele, da Ikea, da EasyJet e outras, vemos um padrão: A Europa está smart choice.
Empresas que oferecem soluções por um bom preço para os clientes, sem que isso implique numa qualidade inferior dos produtos, se proliferaram a ponto de até as empresas que não têm este modelo de negócio, como o McDonald’s, terem de oferecer em seu portfolio algumas soluções deste tipo.
As razões para este movimento são variadas, mas duas delas são fundamentais e mostram duas das maiores diferenças em relação ao Brasil.
Vejo alguns comportamentos como tendências para o Brasil, mas outros que apenas marcam grandes diferenças culturais e sociais, possivelmente tão incrustadas nos DNAs que não irão mudar tão cedo.
Então mais do que tentar prever o que deve acontecer aqui nos próximos anos, acho que essas referências são importantes para entender um pouco mais cá e lá. E, a partir daí, discutir qual será o futuro dos dois, seja este parecido ou não. Até amanhã!

0 comentários: