Rss Feed

Pedigree / Newspaper

Excelente anúncio criado pela agência TBWA de São Paulo para a marca de rações caninas Pedigree, pertencente a empresa americana Mars. Aproveitando o Dia do Amigo, comemorado no último dia 20, utilizou a capa do jornal Destak, com distribuição gratuita na cidade de São Paulo, para escrevê-la em uma língua canina, afinal como diz o ditado "o melhor amigo do homem é o cão".

Playstation 3 / Bomb

A parceria entre a agência francesa TBWA de Paris e a marca Playstation, vídeo-game produzido pela Sony, já renderam campanhas critivas e também, muitas delas, polêmicas. Neste anúncio impresso, com arte final excepcional, para divulgar o Playstation 3, uniu elementos que dificilmente pessoas comuns misturassem: bomba atômica e diversão. E vocês o que acharam?


Stihl / Backyards

Mais uma campanha premiada no Festival de Cannes deste ano. Criada pela agência Publicis Conseil de Paris para a marca STIHL, que atua no mercado de bricolagem, comercializando entre outros produtos cortadores de grama, serras elétricas e podadores de árvores. Os anúncios mostram situações inusitadas de pessoas em seus quintais cuja vegetação não é aparada e podada há algum tempo. A assinatura diz: “Don´t wait too long” (Não espere tanto). Uma idéia simples e muito bem humorada para vender os produtos em questão.



Carver


Apesar de não parecer, isso é uma motocicleta! Desenhada para ser usada por 1 pessoa, o que a “Carver” tem de incrível, além do design, é que durante as curvas, as rodas assumem uma posição diferente, fazendo com que a moto incline, automaticamente. Ela atinge até 200km/hora, tem direção ao invés de guidão e até pode-se tirar a capota.

das Europa #1: Smart Choice

Esse poderia ser um post só sobre o Smart, pela maneira impressionante com que ele conquistou a Europa. Mas olhando para o sucesso dele, da Ikea, da EasyJet e outras, vemos um padrão: A Europa está smart choice.
Empresas que oferecem soluções por um bom preço para os clientes, sem que isso implique numa qualidade inferior dos produtos, se proliferaram a ponto de até as empresas que não têm este modelo de negócio, como o McDonald’s, terem de oferecer em seu portfolio algumas soluções deste tipo.
As razões para este movimento são variadas, mas duas delas são fundamentais e mostram duas das maiores diferenças em relação ao Brasil.
Vejo alguns comportamentos como tendências para o Brasil, mas outros que apenas marcam grandes diferenças culturais e sociais, possivelmente tão incrustadas nos DNAs que não irão mudar tão cedo.
Então mais do que tentar prever o que deve acontecer aqui nos próximos anos, acho que essas referências são importantes para entender um pouco mais cá e lá. E, a partir daí, discutir qual será o futuro dos dois, seja este parecido ou não. Até amanhã!

Visa cria Business Network no Facebook


O Facebook tem apresentado ultimamente excelentes exemplos de publicidade em redes sociais que, como deve ser, vão bem além de meros banners e/ou links patrocinados.
O caso da Visa vai até além do entretenimento, conceito recorrente quando se cria para os 80 milhões de usuários do Facebook, e oferece utilidade e serviço com o Visa Business Network.
Trata-se de uma aplicação da maior emissora de cartões de crédito e débito do mundo voltada para micro e pequenos empresários. A intenção, além de fazer essas pessoas trocarem experiências, é oferecer suporte para quem tem uma pequena empresa com consultoria de especialistas do Wall Street Journal e da revista Entrepeneur, por exemplo.
Para as primeiras 20 mil empresas americanas que se inscreverem no aplicativo, a Visa vai dar 100 dólares em créditos para publicidade no Facebook. O Google também é parceiro da marca na ferramenta, provendo uma série de aplicações para a rede como mapas, calendário, editor de texto e templates para criação de planilhas e cartões de visita.
O investimento da Visa no projeto é de 2 milhões de dólares, e o Visa Business Network foi escolhido entre mais de 24 mil aplicativos propostos por desenvolvedores nos últimos 13 meses.


Ranking: Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar? (2008)

Depois de quase um mês de votação, fechei os resultados da pesquisa “Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar?”.
Foram 2118 votos, dos quais 43.6% declararam só trabalhar com publicidade. Outros 38.1% responderam que estudam e trabalham com publicidade. Já 12.5% só estudam publicidade. E apenas 3.5% disseram não ter nenhuma relação com publicidade.
Em relação a pesquisa feita no ano passado, existem algumas diferenças. Os dois primeiros lugares continuam iguais, com AlmapBBDO na 1º colocação e África na 2º posição.
A DM9DDB, que ocupava o 3º lugar, caiu para 7º posição. A SantaClaraNitro foi a que obteve a maior ascensão: do 16º lugar em 2007 para 3º colocação em 2008.
Das agências desse novo ranking, cinco não estavam presentes entre as TOP20 no ano passado: Gringo em 8º lugar, TV1 no 11º, Bullet no 12º, Leo Burnett em 13º e ag407 na 17º colocação.
O ranking completo você pode conferir logo abaixo, depois do jump, e em seguida os cruzamentos.

AIDES | Explore. Just protect yourself.

Criada pela TBWA\Paris, esta recente campanha impressa para AIDES foi ganhadora do Leão de Bronze em Cannes Lions 2008 na semana passada.
Em seu site, o ilustrador James Jean conta como foi o processo de composição das imagens e o trabalho em parceria com os diretores de arte da agência.
James conta que os seus primeiros rascunhos eram mais sutis, não mostravam todo esse “ecossistema de criaturas e ambientes compostos por genitálias”, faziam apenas alusões a objetos fálicos. Alguns foram rejeitados e outros até bem aceitos, mas estavam longe do briefing original. Depois de algumas negociações, decidiram seguir a risca o briefing, sem amenizar as cenas.

Clique nas imagens para ampliar: